1. Manual Rápido de uso do Webmail

1.1 - Navegando nas Pastas

O Webmail tem a interface dividida em 3(três) painéis. Sendo possível a personalização; para dois painéis. (use o "Painel de Visualização" que se encontra no canto superior direito).

No modo de 3 painéis:

- Painel Esquerdo mostra as suas pastas (Entrada, Enviados, Lixeira e demais, conforme você as tenha criado.
- Painel Central, mostra as suas mensagens de e-mail.
- Painel Direito, ao clicar na mensagem, ela será exibida aqui.


1.2 - Lendo e-mail

Para ler uma mensagem, clique na desejada. A mesma será exibida no painel da Direita.


1.3 - Respondendo e-mail

Para respoder diretamente a partir da visualização da mensagem, digite a resposta no campo abaixo da mensagem exibida, adicione anexos e/ou formatação se desejado, e clique em "Enviar minha resposta". É possível responder e encaminhar o e-mail usando os botões "Resposta" e "Responder a Todos" na interface do webmail.


1.4 - Responder a todos

Ao responder a um e-mail com vários destinatários, é possível enviar automaticamente a resposta para todos os destinatários marcando a caixa "Responder a todos" no painel de visualização de e-mail, ou clicando no botão "Responder a Todos" no painel de visualização. Clique em "Mostrar Destinatários" para ver uma lista de endereços de email para os quais a mensagem será enviada.



1.5 - Adicionando Anexos

É possível adicionar anexos em e-mails clicando no botão "Anexar arquivo" na interface de composiço de e-mail. Isso abrirá interface de seleção de arquivos para que se possa procurar o arquivo que deseja anexar.


1.6 - Clique e arraste a mensagem

Para classificar as mensagems em pastas, clique e arraste para a pasta desejada. É possível apagar uma mensagem arrastando-a para a lixeira; marcar como spam arrastando-os para a pasta Spam, ou salvar e-mails importantes em suas pastas de arquivos sem clicar em vários menus.


1.7 - Procurando e-mail

No campo com o rótulo "Buscar E-mail" é possível efetuar pesquisas rapidamente e com precisão.


2. Contatos


2.1 - Adicionando novos contatos

Para adicionar um novo contato, clique no botão "Novo Contato" e digite as informações do contato nos campos apropriados. É possível adicionar informações opcionais usando o botão "Mais Informações" no menu. Clique no botão "Salvar contato" para salvar as informações do contato.


2.2 - Adicionando mais informações ao contatos

É possível criar campos para vários endereços de email, números de telefone e outras informações usando o botão "+" em cada campo de entrada. Clique no botão "+" para criar um novo campo, digite as informações apropriadas, e selecione as opções dos menus drop-down. Para remover campos de um contato, clique no botão "-" ao lado do campo. Clique em "Salvar contato" quando terminar de salvar as informações adicionais.



Clique no botão Salvar Contato

2.3 - Adicionando um novo Grupo

Clique no botão "Novo Grupo" para criar um grupo em seu Catálogo de endereços. É possível adicionar contatos a grupos arrastando os seus nomes da lista de contatos no painel central para a pasta do grupo no painel esquerdo.



Após dar nome ao novo Grupo, aperte a tecla ENTER

3. Configuração do E-mail/Webmail


3.1 - Nome da Conta

Mostra o seu e-mail.
Ex.: fulano@prefeitura.ms.gov.br


3.2 - Nome Real

Mostra o seu nome.
Ex.: Fulano Chaves


3.3 - Mensagems por páginas

Configure quantas mensagens serã exibidas por página


3.4 - Mensagens por páginas

Configure quantas mensagens serão exibidas por página



Clique em Salvar Configurações

4. Opções do Webmail


4.1 - Habilitar Encaminhamento

Marque esta caixa para permitir o encaminhamento de seus e-mails para outro endereços de e-mail


4.2 - Encaminhar e-mail

Especifique para qual endereço de e-mail encaminhar.


4.3 - Habilitar Resposta Automática

Marque esta caixa para permitir resposta automática para as mensagens recebidas.


4.4 - Mensagem de Resposta Automática

Especifique a mensagem para enviar para os remetentes de todos os e-mails recebidos.
Ex.: "Estou de Férias" ou "Mensagem recebida, em breve respondo"



Clique em "Salvar Configurações

5. Mudando a Senha


5.1 - Senha Atual

Digite a sua senha atual


5.2 - Nova Senha

Digite a sua nova senha


5.3 - Confirme sua Senha

Confirme a senha digitada no campo acima.


Clique em "Salvar Configurações